Cruzeiro quer surpreender na Copa SP

Por Marcelo Gonçalo

Foto: Haland Guilarde

O Cruzeiro está de volta à Copa São Paulo de Juniores. Depois de sua última participação em 2013, o Carcará retorna à disputa do maior torneio nacional da categoria após conquistar o vice-campeonato do torneio local deste ano.

A Federação Paulista de Futebol ainda não divulgou os grupos e a tabela do torneio, mas independente de quais serão os seus adversários a meta é surpreender. E o técnico da equipe azulina Pedro Granato (foto) confia na longa preparação do time para que isso aconteça: “Dá pra fazer um time forte,  fisicamente a gente está muito bem. A gente começou a treinar em julho, estamos a cinco meses em atividade e quando chegarmos na Copa estaremos com sete (meses)” disse o treinador que já comandou os times de base do Guará e Sobradinho.

O time atualmente disputa a Copa Brasília, um torneio para atletas sub-20 que não é organizado pela Federação. Mas Granato explicou que a intenção de jogar o torneio é apenas para manter o grupo ativo: “Depois do Campeonato Candango ficamos apenas uma semana de férias, logo voltamos aos treinos. Essa Copa a gente fez mais para se manter em atividade e em muitos jogos a gente fez time misto e usando os suplentes. A gente está em terceiro lugar, vai classificar normal. Mas poderia ser bem melhor”.

A Copa São Paulo de 2018 terá um formato diferente na próxima temporada. Com o aumento do número de sedes e de clubes, agora o primeiro e o segundo colocados na primeira fase poderão se classificar para a próxima fase: “Eles (FPF) falam que é chave de grupo no início mas acaba que vira um mata-mata porque você não pode perder. Agora pode ser que melhore porque vai ter a classificação de dois times, então isso aumenta as chances de classificação. Se você perder o primeiro jogo ainda tem chances de se classificar” disse Granato.

O fato cair em uma chave difícil não incomoda o treinador. Segundo ele, a pressão maior é sofrida pelas grandes equipes que são mais cobradas por resultados: “Estive vendo o Paranoá na Taça contra o Palmeiras. Foi um bom jogo, 3×2, um jogo truncado. Eu acho que na Taça São Paulo os times grandes principalmente vem muito pressionados. E acaba que os meninos de times pequenos como de Brasília, Acre e Tocantins eles vêm não tão pressionados igual a eles. Acaba que isso reflete dentro de campo e eles fazem o inesperado. Eu acho que a Taça São Paulo é um pouquinho diferente do profissional porque como é um campeonato de Juniores o fator surpresa acho que é ainda maior do que no profissional”.

Reforços

De olho no mercado, o Cruzeiro buscou reforços locais a fim de ajudar a fazer uma boa campanha na competição. Do Gama chegaram o goleiro Avatar e o meia atacante Carlos. Juvena também da base do Periquito chegou a treinar com o grupo mas acabou não sendo aproveitado. Completam o grupo o lateral esquerdo Ygor do Formosa-GO e mais dois atletas do Botafogo-DF que estão em avaliação.

O grupo treina três vezes por semana no estádio do Cruzeiro. Em Dezembro o elenco treinará todos os dias a fim de dar um melhor entrosamento aos atletas. Depois de uma folga no natal (25) o Cruzeiro volta aos treinos e tem previsão de viajar a SP nos primeiros dias de Janeiro. A tabela completa da Taça São Paulo 2018 deverá ser divulgada nos próximos dias pela Federação Paulista de Futebol.

Acompanhe abaixo o elenco do Cruzeiro para a Copa São Paulo:

  • GOLEIROS: Guilherme, Ythalo (Avatar) e Henrique;
  • ZAGUEIROS: David, Dudu, Carlosed e Rodrigo;
  • LATERAIS: Ygor, Paulinho, César e Mychel;
  • VOLANTES: Xande, Thyago, Vitor Hugo, Jeovane e Bigu;
  • MEIAS: Carlos, Derik, Nalbert e Rivelino;
  • ATACANTES: João Augusto, Ramon, Dan, Carioca, Renatinho e Junior

COMISSÃO TÉCNICA

  • Técnico: Pedro Granato;
  • Auxiliar Técnico e Preparador Físico: Marinho;
  • Coordenador Técnico: José Lopes Risada

Os comentários estão encerrados.