4 futebolistas brasileiros que jogaram por outras seleções

4 futebolistas brasileiros que jogaram por outras seleções

julho 5, 2021 0 Por Admin

Impulsionada pelos avanços nas indústrias de transporte e comunicações, a globalização é um fenômeno que alcança diferentes aspectos da vida cotidiana de cada vez mais pessoas ao redor do mundo.

O futebol não é alheio a esta tendência. Nos últimos anos vários esportistas que nasceram dentro dos limites geográficos brasileiros decidiram vestir as camisetas de outros países e representá-los em torneios internacionais.

Assim como para você é possível fazer uma aposta esportiva em um site de outra região e inclusive de outro continente, os jogadores de futebol têm a opção de mudar de nacionalidade e representar países longe da pátria que os viu nascer.

4 jogadores brasileiros que representaram outras seleções de futebol

Quer conhecer quais são os esportistas que deixaram atrás a “amarelinha” e se colocaram camisetas de outros países? Confira!

Thiago Motta – Itália

Nascido em São Bernardo do Campo, Thiago Motta Santon Olivares iniciou sua carreira futebolística no time Juventus de São Paulo. Enquanto atuava para esse clube, foi chamado para fazer parte da Seleção Brasileira Sub-17.

Em um torneio amistoso disputado na França chamou a atenção da equipe técnica do time Barcelona e, a partir de 2001, começou a jogar na Espanha. Oito anos depois, ele foi vendido ao time italiano Genoa.

Um tempo depois, Thiago Motta obteve a permissão da FIFA para agir como jogador italiano e representar a camiseta Azzurra entre 2011 e 2018.

Diego Costa – Espanha

Atualmente à procura de um clube para demonstrar suas capacidades como centroavante, Diego Costa nasceu em Sergipe, mas chegou à Europa em 2005, graças ao clube Atlético de Madrid.

Além da equipe madrilena, ele jogou em vários times espanhóis, como o Celta de Vigo, o Albacete Balompié e o Real Valladolid. Em 2014 ele foi vendido ao Chelsea na Inglaterra, mas voltou ao Atlético de Madrid três anos depois.

Embora seu ótimo desempenho, Costa não foi chamado para integrar a Seleção Brasileira. Portanto, em 2013 se naturalizou espanhol e disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018 pelo time nacional da Espanha.

Deco – Portugal

Ao igual que Thiago Motta, Anderson Luís de Souza, mais conhecido pelo seu apelido Deco, nasceu em São Bernardo do Campo.

Ele começou sua carreira nas equipes inferiores do Bonfim e em 1995 debutou na Primeira Divisão Brasileira como jogador do Nacional de São Paulo. Após uma breve participação no Corinthians, foi transferido ao time português SL Benfica. Jogou para vários clubes europeus, como Alverca, Oporto, SC Salgueiros, Barcelona FC e Chelsea FC.

Embora tenha nascido no Brasil, Deco nunca disputou um jogo com a camiseta amarelinha. Aos 25 anos de idade se naturalizou português e teve sua primeira participação com a Seleção de Portugal em 2003.

Thiago Cionek – Polônia

O zagueiro nasceu no Estado do Paraná, na cidade de Curitiba, e iniciou sua carreira no clube Cuiabá, onde jogou até 2006. Depois de algumas idas e voltas entre Portugal e Brasil, ele foi contratado pelo time polonês Jagiellonia Bialystok.

Graças a sua participação em esta equipe, ele ganhou a nacionalidade desse país e em 2014 ele debutou na Seleção Polonesa de Futebol em um amistoso contra a Alemanha.