Quinto Capítulo: Parabéns, CR Guará!

Arte: Pedro Breganholi/DF Sports

Hoje, dia 9 de janeiro de 2018 o Clube de Regatas Guará completa 61 anos de historia. Foi fundado por Oswaldo Cruz Vieira com o nome de Esporte Clube Guará, que dias depois teve a ideia de mudar o nome do time para Clube de Regatas Guará, nome que perdura até os dias de hoje. O clube é um dos mais tradicionais e importantes do futebol candango e tem sede na populosa cidade que carrega o mesmo nome.
É o segundo time com mais participações na história e o único que disputou a primeira edição do Candangão que ainda está com as portas abertas. Campeão estadual em 1996, o clube vive atualmente momentos de dúvida e incerteza, já que a situação financeira e gestora não é das melhores.
O TÍTULO DE CAMPEÃO ESTADUAL

Elenco campeão do Candangão de 1996 (Foto: Historia dos Clubes Nacionais)

O ano de 1996 é, sem dúvida, mais importante na historia do clube. O Guará chegou à segunda fase do Candangão se classificando em quinto lugar, num campeonato de 14 clubes. Desses, oito se qualificaram para a Segunda Fase, que foi dividida em dois grupos. O Guará caiu no grupo B, juntamente com Gama, Brazlândia e Planaltina e passou em primeiro com 4 vitorias, 1 empate e 1 derrota, conquistando, assim, o direito de disputar a semifinal contra o Luziânia. Na ida, um empate por 2×2 e no jogo de volta uma vitória por 2xo colocou o Lobo na grande decisão contra o Gama.

No primeiro jogo da decisão, no estádio Bezerrão, o Guará bateu o periquito pelo placar mínimo de 1×0. Na grande decisão, no estádio do CAVE, 2.600 torcedores lotaram as arquibancadas e empurraram o clube rumo a inédita conquista. Quando ainda no primeiro tempo Anderson abriu o placar para o Gama, parecia que título bateria novamente na trave, como em anos anteriores. Mas Rogério, Éder e Júlio César viraram o jogo e garantiram o inédito título para o time preto e amarelo.
CASA DE UM PENTACAMPEÃO 
O zagueiro Lúcio, pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002 e que por muito tempo foi considerado um dos grandes zagueiros do futebol mundial começou sua carreira exatamente no ano de 1996, quando o Guará foi campeão candango pela primeira e única vez. Naquele ano, Lucimar Ferreira da Silva ingressava na base do Lobo e, mais tarde, em 98, sairia para o Internacional de Porto Alegre e conquistaria a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões e defenderia algumas das camisas mais pesadas do futebol mundial.
FATOS NOTÁVEIS
-O Guará  participou do campeonato Brasileiro da Série A, como em 1979. Naquele ano, o campeonato tinha 94 clubes e o Guará ficou na ultima posição.
-Também jogou a Copa do Brasil em 1996 onde foi goleado pelo Internacional por 7×0, nessa partida tivemos o Zagueiro Lucio jogando pelo Lobo.

-Foi campeão do Torneio Centro Oeste em 1984.-Foi campeão do 1º Torneio Início de Futebol (Torneio Início “Bernardo Sayão”) em 1959.

-Foi campeão do Torneio “Prefeito Paulo de Tarso” em 1961.

PARTICIPAÇÕES EM TORNEIOS OFICIAIS

Campeonato Brasileiro Serie A – 1
Campeonato Brasileiro Serie B – 3
Campeonato Brasileiro Serie C – 2
Copa Do Brasil – 2
Copa Centro Oeste – 2
Campeonato Brasiliense Primeira Divisão – 39
Campeonato Brasiliense Segunda Divisão – 8
Por Pedro Breganholi
Colaborou Cauê Santos

Os comentários estão encerrados.