Do sonho ao pesadelo – por que a CSL não é mais uma primeira escolha

junho 29, 2021 0 Por Admin


Houve uma época em que todas as grandes estrelas se reuniram na China para jogar na Superliga. Mais especificamente, parecia haver uma abundância de brasileiros como Alex Teixeira, Hulk, Oscar e Alexandre Pato – todos procurando lucrar com uma mudança da Europa para a Ásia. No espaço de um ano, a Super Liga Chinesa quebrou seu recorde de transferências cinco vezes, conquistando as manchetes da maioria dos veículos de comunicação, além de garantir seu nome entre os favoritos nos melhores sites Brasileiros de apostas.

A maior história foi a de Oscar. Um jogador de 25 anos, que tinha jogado na Premier League inglesa, no Chelsea. Ele havia conquistado dois títulos do campeonato e a Liga Europa, e uma possível mudança para o Atlético de Madri ficou de olho nos cartões. Não só isso, mas também os jogadores da Juventus e de ambos os clubes do Milan estavam interessados. No entanto, o jogador snubbed Europa elite para SIPG Shanghai, uma taxa de transferência de £60m, e um salário semanal relatado de £400.000.

Desde então, o jogador de 29 anos infelizmente caiu nas profundezas da obscuridade do futebol, ainda no clube de Xangai, mas o antigo wonderkid é frequentemente referido como um homem esquecido. Será sempre um caso de “e se”, para o brasileiro, que citou o dinheiro como um grande fator em sua mudança. Enquanto Oscar ainda joga por Xangai, agora conhecido como Porto de Xangai, ele está entre estrelas envelhecidas como Marouane Fellaini, Marko Arnautović e o colega brasileiro Paulinho.

Foi sua assinatura em 2016 que abriu o caminho para que muitos outros seguissem o exemplo – mas parece que o sonho acabou. Durante os últimos dois anos, não houve grandes nomes a fazer a mudança, e como resultado, as equipes caíram. O mercado não está nem perto de ser tão lucrativo quanto era antes.

Mais recentemente, em fevereiro, Jiangsu Suning – os campeões da CSL de 2020, que conquistaram seu primeiro título – dobrou e, conseqüentemente, os jogadores saíram em suas fileiras. O mais notável é Teixeira, que tem sido um agente livre desde então, e não pode ser pego por um clube, apesar do interesse. O brasileiro esperava anteriormente permanecer na China, e estava mesmo considerando a naturalização, já que o atacante só havia sido escalado no nível sub-17 e sub-20 para o Brasil.

Em dezembro de 2020, foi anunciado que um teto salarial seria estabelecido, de modo que os jogadores estrangeiros não poderão mais ganhar mais do que 2,6 milhões de libras esterlinas em uma temporada. E não são apenas os jogadores que ficam desiludidos com o grande dinheiro que a CSL uma vez teve à sua disposição, mas também os gerentes. Mais recentemente, temos visto partir jogadores como Rafael Benítez e Giovanni van Bronckhorst. Enquanto Fabio Cannavaro e Slaven Bilić gerenciam Guangzhou e Beijing Guoan, respectivamente, acredita-se que o primeiro será demitido se ele não conseguir garantir o título da liga.

Um aspirante a potência, o ímpeto agora está em garantir a estabilidade e a sustentabilidade financeira. Com o foco em produzir jovens jogadores de alta qualidade para a seleção nacional, a China ainda pode muito bem realizar seu sonho de sediar uma Copa do Mundo. Mas a bolha rebentou agora. Embora as taxas de transferência exorbitantes possam já ter desaparecido há muito tempo – muito parecido com a longa lista de superastros que uma vez se arriscaram na Superliga – o tempo dirá o que o futuro do futebol na China reserva.