– Continua após a publicidade –
Está definido: o Sobradinho é o primeiro candango classificado para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Após vencer a partida de ida por 1 a 0, o Alvinegro da Serra necessitava apenas de um empate diante do Santa Maria para garantir a vaga na final do Candanguinho. A equipe de Léo Roquete, no entanto, preferiu repetir o placar do primeiro e, com gol de Kauã Vinícius, assegurou a classificação à finalíssima. Consequentemente, o Leão se garantiu na próxima edição da Copinha após dez anos de fora do torneio.
Agora, o Sobradinho tentará conquistar Candanguinho Sub-20 pela primeira vez na história. O Alvinegro já chegou à final do torneio em quatro oportunidades, mas foi ficou com o vice em todas: 1986, 1997, 1999 e 2015. O adversário da decisão desta temporada sairá do duelo entre Brasiliense e Real Brasília, programado para este domingo (3/8), no Estádio Serejão. O Jacaré venceu a partida de ida por 1 a 0, no Defelê, com gol de Carmino. O jogo do título está marcado para o Mané Garrincha, ainda sem data definida pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
Clique e leia mais:
– Continua após a publicidade –
O jogo
Atrás no placar, o Santa Maria entendeu o peso da urgência e se lançou ao ataque logo no primeiro minuto. Com linhas adiantadas e posse dominante, Matheus Bahia foi o primeiro a encontrar espaço pela esquerda. Por lá, chegou até a linha de fundo e cruzou para a área. Cleiton Júnior e Nicolas tentaram finalizar, mas sem direção e força para ameaçar o arqueiro Luiz Felipe. Mesmo assim, a pressão seguiu. Thiaguinho, aos 15′, arriscou de longe e o goleiro do Sobradinho fez a primeira defesa difícil, no ângulo. Pouco depois, Arthur Oliveira também finalizou, com novo chute de fora — e mais uma defesaça do guarda-redes alvinegro.
O Sobradinho demorou a reagir. Recuado, tentava escapar em velocidade pelas pontas, mas tinha dificuldades em encaixar o estilo de jogo. A primeira finalização veio apenas aos 30′, em chute de Gustavinho, de fora da área. O camisa dez chutou mascado, sem grandes dificuldades para a defesa do goleiro Salsicha. Era pouco: com quase 70% de posse, o Santa Maria ditava o ritmo da partida e impunha mais presença e intensidade no campo ofensivo. A chance mais clara da equipe grená apareceu nos acréscimos. Luiz Felipe saiu ‘catando borboleta’ e Nicolas apareceu dentro da área para desviar, mas a bola parou no travessão.
Toda a intensidade impressa pelo Santa Maria na etapa inicial diminuiu durante o segundo tempo da partida. O jogo era outro: agora, o Sobradinho passava a ter mais a posse e administrar a vantagem. Quando não tinha a bola, a equipe de Léo Roquete afunilava a marcação e não sedia chances ao time grená. Quando o relógio cronometrava 20′ minutos da parcela final, o Alvinegro matou o jogo e sacramentou a vaga na decisão. Ainda na linha intermediária, Kauã Vinícius aproveitou a bobeada do zagueiro e partiu em direção à área. Com frieza, deixou o goleiro no chão e teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede e marcar o gol da classificação do Leão da Serra: 1 a 0!
Sobradinho – 1
Escalação: Luiz Felipe; Patcholla, Juan Moteiro, Bruno Nobre e Bruno Nunes; Lorran 🟨, Daniel (João Carvalho) e Gustavinho; Kauã Vinícius ⚽, Pierry e Brayan (Dudu)
Técnico: Léo Roquete
Santa Maria – 0
Escalação: Salsicha; Ricardo, Lucas Matheus, Paulo Vitor e Matheus Bahia; Arthur Oliveira, Eduardo Nolasco (Índio) e Tiaguinho; Cleiton Júnior, Pablo Dias (Vinícius Esquilo) e Nicolas
Técnico: Sebastião Rocha
– Publicidade –