Brasiliense deve herdar vaga na Série D via Ranking Nacional da CBF

– Continua após a publicidade –

A ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro para 96 clubes pode garantir um quarto representante do Distrito Federal na temporada 2026. Primeiro critério de acionamento para preencher duplicidades de vagas, o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF deve classificar o Brasiliense para a próxima edição da quarta divisão. O Jacaré é o quarto de uma lista de espera com chance de contemplar 14 equipes.

Explica-se: dos 28 times classificados por alcançarem o mata-mata da edição de 2025 (novo critério adotado pela CBF para ampliar a Série D para 96 clubes), 14 estavam com vagas garantidas via campeonatos estaduais. De acordo com a confederação nacional, o RNC será utilizado justamente para inserir novos times. Com isso, o Brasiliense deve entrar sem dificuldades na seleção, independentemente da utilização da versão 2025 ou 2026 (ainda a ser divulgada) da listagem.

Caso o Brasiliense confirme a vaga via RNC, o Distrito Federal terá quatro representantes na Série D do Brasileirão. O Ceilândia garantiu a classificação justamente pelo novo critério do mata-mata, enquanto Gama e Capital conquistaram as vagas pelo Campeonato Candango. O possível cenário fortalece a presença da capital federal no cenário nacional.

– Continua após a publicidade –

Além do protagonismo histórico, a possível participação do Jacaré tem implicações importantes para o desenvolvimento do futebol local. Para 2027, seis clubes subirão da Série D para a terceira divisão nacional e a possível confirmação do Brasiliense abre uma janela de oportunidades inédita para o futebol do Distrito Federal. A expectativa, agora, é pelo anúncio oficial da CBF.

Classificados via mata-mata 2025

Água Santa, Altos, Aparecidense, Cascavel, Ceilândia, Central, Goiatuba, Juazeirense, Luverdense, Manauara, Marcílio Dias, Maricá, Sampaio Corrêa e São José

Vagas já garantidas via estaduais

América-RN, ASA, Cianorte, Ferroviário, Imperatriz, Independência, Joinville, Lagarto, Manaus, Mixto, Portuguesa, Rio Branco, Tuna Luso e Sergipe

Ranking Nacional

Nova Iguaçu (RJ)
Brasil de Pelotas (RS)
Tocantinópolis (TO)
Brasiliense (DF)
Pouso Alegre (MG)
Humaitá (AC)
São Raimundo (RR)
Iguatu (CE)
União Rondonópolis (MT)
Real Noroeste (ES)
Treze (PB)
Atlético Cearense (CE)
Operário (MT)
Moto Club (MA)

– Publicidade –