– Continua após a publicidade –
A Copa do Brasil de 2026 terá mudanças profundas e abre ainda mais espaço para o futebol do Distrito Federal. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na manhã desta quarta-feira (1/10), que a próxima edição da competição começa 18 de fevereiro e terá 126 clubes. Em 2027, o número sobe para 128 participantes, consolidando o torneio como o maior campeonato eliminatório do mundo.
Entre as novidades está a distribuição de 22 novas vagas por meio dos campeonatos estaduais, abrindo a porta para que mais clubes de diferentes regiões do país participem. No caso do DF, o pacote de mudanças garante uma vaga extra para o futebol candango. Agora, se aguarda a confirmação oficial da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) para saber quem ficará com a vaga extra.
A reformulação também traz impacto direto no formato. Os clubes da Série A não entrarão mais nas fases iniciais: a estreia das equipes da elite do futebol nacional está marcada apenas para a quinta fase, garantindo mais espaço e protagonismo às equipes das divisões de acesso. Além disso, a CBF incluiu um incentivo inédito para o crescimento das séries inferiores: os campeões da Série C e da Série D passarão a ter vagas diretas na Copa do Brasil.
– Continua após a publicidade –
Outra novidade importante é a decisão em jogo único, marcada para o dia 6 de dezembro, que encerrará oficialmente a temporada 2026 do futebol brasileiro. A mudança coloca a Copa do Brasil como o último grande evento do calendário, fechando o ano esportivo em clima de decisão.
Com a nova configuração, a competição ganha mais amplitude nacional e fortalece o futebol candango, que poderá ter até três representantes no torneio a partir do próximo ano. Um cenário que reacende a disputa local e pode ampliar a visibilidade dos clubes do Distrito Federal no cenário nacional.
– Publicidade –