– Continua após a publicidade –
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) anunciou, nesta quarta-feira (22/10), a primeira edição do Campeonato Candango Feminino Sub-15. Realizada em parceria com o programa CBF Transforma, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o torneio inédito ocorrerá em dois fins de semana de novembro. Estão confirmados seis clubes: Ceilândia, Cresspom, Cruzeiro, Legião, Minas Brasília e Shalke 12 (convidado) para a disputa da nova competição da base feminina.
Os detalhes do torneio foram definidos em reunião nesta quarta-feira (22/10) entre a FFDF e os clubes participantes. A disputa acontecerá em quatro datas, em dois fins de semana, com todos os jogos no Estádio Abadião. A fase inicial será em formato de grupos: dois grupos de três equipes cada, em turno único de todos contra todos, com rodadas aos sábados e domingos e folga para cada time em uma das jornadas.
A largada está marcada para 8 de novembro, com o jogo entre Minas Brasília e Legião, seguido de Shalke 12 x Cresspom. No domingo (9/11), Cruzeiro enfrenta Minas Brasília e Ceilândia mede forças com Shalke 12. Na sequência, o terceiro encontro será no dia 15, com Legião x Cruzeiro e Cresspom x Ceilândia. A finalíssima está marcada para domingo, 16 de novembro, às 10h30, com disputa entre os primeiros colocados de cada grupo. No mesmo dia, às 9h, ocorrerá a partida pelo terceiro lugar.
– Continua após a publicidade –
A ação reforça o papel do programa CBF Transforma, com missão de fomentar o futebol de base no Brasil, especialmente nas categorias femininas, por meio de capacitação, estrutura e apoio técnico às federações regionais, além da parceria estratégica com a FFDF. Em 2024, por exemplo, a iniciativa ofereceu formações gratuitas para treinadores e equipes de base em diversas regiões.
Com a nova competição, a FFDF inaugura uma plataforma para revelar talentos femininos no Distrito Federal e criar um caminho definido para a transição entre base e elite. O Candango Feminino Sub-15 vai além de um novo torneio no calendário local: é a semente de um futuro com mais representatividade e oportunidade para as jovens atletas da capital.
Candangão Feminino Sub-15
Grupo A
Minas Brasília
Legião
Cruzeiro
Grupo B
Shalke 12
Cresspom
Ceilândia
Agenda de jogos
1ª rodada
8 de novembro
9h Minas Brasília x Legião – Abadião
10h30 Shalke 12 x Cresspom – Abadião
Folga: Cruzeiro e Ceilândia
2ª rodada
9 de novembro
9h Cruzeiro x Minas Brasília – Abadião
10h30 Ceilândia x Shalke 12 – Abadião
Folga: Legião e Cresspom
3ª rodada
15 de novembro
9h Legião x Cruzeiro – Abadião
10h30 Cresspom x Ceilândia – Abadião
Folga: Minas Brasília e Shalke 12
Disputa de terceiro lugar
16 de novembro
9h 2º colocado de A x 2º colocado de B – Abadião
Final
16 de novembro
10h30 1º colocado de A x 1º colocado de B – Abadião
– Publicidade –